BR-DE – Embaixador da Alemanha visita 3ª Divisão Exército

Santa Maria (RS) – Nos dias 29 e 30 de outubro, o Embaixador da República Federal da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, esteve em visita oficial à Guarnição de Santa Maria, com vistas a conhecer a estrutura do Exército Brasileiro em relação às tropas blindadas, atendendo convite do Comandante do Exército, General-de-Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas.

O Embaixador, esteve acompanhado do Adido de Defesa da Embaixada da República Federal da Alemanha no Brasil, Capitão-de-Mar-e-Guerra Volker Fritz Martin, e foi recepcionado pelo Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, General-de-Brigada Giovany Carrião de Freitas, e pelo Chefe da Assessoria de Relações Institucionais da 3ª Divisão de Exército, Coronel André Portela Batista.

O Embaixador  da República Federal da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, examina o francês Renault FT17, empregado pelos franceses na Primeira Guerra Mundial e o início da Força Blindada Brasileira.

A visita iniciou no Centro de Adestramento Sul, quando foi apresentada a estrutura existente na "Capital dos Blindados" no que tange ao treinamento das tropas com emprego das três simulações (viva, virtual e construtiva), conceitos, estruturas e sua visão de futuro.

No Centro de Instrução de Blindados, conheceu seus recursos pessoais, pedagógicos e infraestrutura voltada ao treinamento técnico das guarnições dos blindados e dos mecânicos responsáveis pela manutenção da frota de blindados do Exército Brasileiro.

Já no 1º Regimento de Carros de Combate, manteve contato com a metodologia e particularidades atinentes ao treinamento das guarnições dos carros de combate em uma organização militar do Exército Brasileiro.

O Embaixador da República Federal da Alemanha no Brasil, Georg Witschel,e o Adido de Defesa da Embaixada da República Federal da Alemanha no Brasil, Capitão-de-Mar-e-Guerra Volker Fritz Martin, e delegação do Exército Brasileiro sendo recebida pela Diretoria da KMW do Brasil Sistemas de Defesa Ltda., através do CEO Christian Boege e CFO Markus Schmidt.

Encerrando as atividades, a comitiva deslocou-se para a empresa KMW do Brasil Sistemas de Defesa Ltda. Na fábrica, os seus diretores apresentaram as instalações, principais atividades realizadas em proveito do Exército Brasileiro e visão prospectiva da empresa no Brasil.

Ao final, o Embaixador Georg Witschel relatou sua satisfação em conhecer dois centros de excelência do Exército Brasileiro em tropas blindadas, bem como o alto nível técnico evidenciado pelos profissionais de ambos centros.

Nota DefesaNet

O Brasil adquiriu um lote de Viaturas Blindadas Carros Combate Leopard1A5, e viaturas auxiliares como o Bergenpanzer, Lançador de Pontes e o Gepard de Defesa Antiaérea.

O núcleo desta força está baseada na 3ªDE (Santa Maria/RS) e também a 5ª DE (Ponta Grossa/PR).

Para o suporte logístico desta frota, a empresa alemã KMW, projetista e produtora das Famílias  VBCC Leopard 1 e 2(este em uso pelo Exército Alemão).

Foi criada a KMW do Brasil Sistemas de Defesa Ltda., com sede em Santa Maria, para apoio logístico à frota da Família Leopard1 e também desenvovimento de futuros projetos que atendam às demandas das Forças Armadas Brasileiras. 

Matérias Relacionadas

Nova família de blindados sobre lagartas no EB: uma proposta CIBlD DefesaNet Link

O Futuro carro de Combate do Brasil CIBlD DefesaNet Link

Evolução dos blindados socorro da família Leopard CIBlD DefesaNet Link

KMW no Brasil

KMW inaugura sede em Santa Maria DefesaNet Link

3ªDE – Visita do Comandante Militar do Sul DefesaNet Link

Comentário DefesaNet

A visita do Embaixador da República Federal da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, à Guarnição de Santa Maria, é de extrema importância estratégica no momento na relação entre os dois países.

Devido a formação da coalizão do governo da Chanceler Angela Merkel, que abriga partidos contrários à indústria de defesa, e após a eleição do candidato Jair Bolsonaro, que tem inúmeras restrições no grupo de coalizão política, as relações militares Brasil – Alemanha passam por um campo minado. (ver link abaixo)

Observar que a visita do Sr Embaixador atende a um convite do  Comandante do Exército, General-de-Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas.

Uma visita muito com objetivos muito além do âmbito diplomático e de importância transcendental no atual momento.

Com implicações inclusive no Programa Corveta Classe Tamandaré, da Marinha do Brasil, que tem a participação da empresa alemã TKMS, em associação com a EMBRAER Defesa & Segurança. A proposta da TKMS-EMBRAER participa do short-list anunciado pela MB. 

Alemanha – Parlamentar Ameaça Brasil caso Bolsonaro Vença Link

O Editor

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter